No podcast de hoje da Melissa Perri (Answering Questions about Scaling Organizations), a primeira pergunta que ela responde é sobre Prod Ops (de 1'15 até 11'40).
Resumindo aqui os principais pontos que ela menciona - traduzi para português.
Principais mensagens: - Prod Ops só faz sentido a partir de certo tamanho de empresa. Enquanto a empresa está em early-stage, não é necessário ter Prod Ops.
- Problema que Prod Ops resolve: permitir que times de produto escalem e consigam informações necessárias para trabalhar rapidamente. Ajudar os times de produto a definir sua estratégia de produto, conferir se estão no caminho certo para atingir seus objetivos, apoiar na comunicação através a organização.
Melissa Perri identifica 3 pilares dentro de Prod Ops (4'30).
Métricas internas do negócio: levantar dados sobre receita por produto, custo por produto, grupos de usuários que usam mais um ou outro produto, etc. Facilitar essa análise e extrair insights para comunicar à diretoria.
Contatos com usuários: facilitar o contato com os clientes, acompanhar entrevistas realizadas, gerenciar ferramentas de apio, permitindo assim tirar este tempo dos times de produto.
Governança e processos: rever roadmaps (quando e como), planejar entregas e alinhar entre áreas - apoiar na governança de toda a gestão de produto.
Em uma palavra: enablement, ou seja facilitar, permitir. Sucesso em Prod Ops: facilitar que os times de produto possam fazer melhor seu trabalho.
E como se estruturar (9'00):
Ao longo destes 3 pilares mencionados acima, reportando para VP de Produto.
Muitas empresas já têm Prod Ops nas suas estruturas: Pendo, Stripe, Uber, Calendly, etc.
Melissa Perri está trabalhando sobre um livro de Product Operations! (11'10) Junto com Denise Tilles, para sair em 2022. Mais informações e mailing-list neste link.
Valeu por compartilhar, Julie!