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Visão e estratégia de Product Operations

(Imagem Unsplash )

Nossa convidada, Lilian Grumbach, ex-diretora de Product Operations da OLX Brasil, revelou os 5 passos que seguiu para que fosse possível a realização e evolução da área, segundo sua experiência, construindo uma visão e estratégia para a mesma. Os passos foram:


1. Buy in dos stakeholders e sponsors

Comum em organizações, sabemos o quanto há a necessidade de ter pessoas da alta gestão (C-level) acreditando e incentivando projetos, produtos e causas. Para Lilian, não foi diferente, ela precisou e teve esse apoio nas horas mais difíceis em projetos estratégicos, como exemplo, quando precisou subistituir uma importante ferramenta de projetos, precisando de 40% do tempo das pessoas para isso ( Github por Jira ), na troca também de ferramentas de C-sat*. Ambas com estratégias de negócio atreladas 33% da PLR** (o que faz engajar ainda mais na mudança).

2. Discovery

Como pessoas de produtos, entendemos o quão necessário se faz descobrir nossos consumidores, seu padrão de consumo, usabilidade, nosso produto, marca e posicionamento da empresa. Por isso, foi usando técnicas de discovery a fim de aprofundar o conhecimento de negócio, clientes/usuários, entender o portfólio de produtos da organização (atual e perspectivas futuras) e mapear problemas e oportunidades que a área pode resolver (curto, médio e longo prazo). As ferramentas utilizadas foram:

(Parte da apresentação utilizada pela Lilian)

Incentivo da Lilian utilizado nesse momento: “O time de ProdOps é estratégico: Se esse time não entende de negócio ou do portfólio de produto ou sequer usou o portfólio de produtos, como ele vai ajudar o nível mais estratégico da organização a tomar decisões estratégicas? Não vai".

“Se você não se apoiar nessas visões de portfólio, é comum que vá para a parte mais operacional e ajude a resolver problemas pontuais. Então entenda do negócio e use do portfólio de produtos para que você possa mapear os problemas existentes na operação e entregar objetivos de negócio”.

3. Missão

Definir, reafirmar, divulgar a importância da área de Product Operations foi também uma das fases realizada por Lilian. Através de dinâmicas, com apresentações dos insights coletados e solicitando as participações de stakeholders chaves na validação das missões encontradas para ProdOps.

Às pessoas que realizaram essa colaboração de construções de visão: stakeholders e sponsors, o time de ProdOps, líderes de produtos, engenharia, Dados e Designs. Por que é importante que todas essas pessoas estejam? Porque se tem pluralidade de visões e buy in de toda organização. Foi possível cunhar a missão de ProdOps OLX Brasil: “Coletar, orientar a organização facilitando o sucesso de produtos de tecnologia”.

Os insights vindos da etapa anterior, discovery, vindo com mapeamentos levando em consideração o portfólio ( produtos e negócios) e os problemas levantados (de forma realista a serem resolvidos) sendo comunicados nas reuniões estratégicas, já existentes, gera uma comunicação eficaz, que retire quaisquer dúvidas de sobreposições de funções ou disfunções de ProdOPs.


4. Visão

Foi preciso definir a visão do que se deseja atingir ao longo prazo, com sponsors e stakeholders colaborando na formulação, na definição de metas para a sua visão e na formação/ sugestão de medidas/métricas para que seja possível acompanhar se atingirão ou não o progresso do resultado que esperam.

Contou-se com a participação nesta etapa dos stakeholders e sponsors chaves, time de ProdOps, líderes de produtos, engenharia, dados e design. A comunicação frequente de Visão ProdOps OLX Brasil tornou-se "Ser um parceiro essencial empoderando as pessoas para irem ao infinito e além".

5. Estratégia

Nessa quinta fase, a atividade é traçar os passos para se atingir a visão ao longo do tempo considerando os recursos existentes: budget, capacitação do time, terceiros. Revendo as estruturas em função da estratégia e não dos recursos em si, por sua vez, na ocasião a estratégia era composta por:

  • Pilares e escopos

  • Metas

  • Alavancas


(Quadro de perguntas considerados pertinentes por Lilian)



(Quadro exposição da correlação entre: pilares, escopo e metas executados por Lilian)



Consolidando o conhecimento

Por deter um função habilitadora e direcionadora, para que se utilize da melhor forma os benefícios de ProdOps, é necessário ter visão estratégica.Em outras palavras, é preciso saber onde se quer chegar e qual o caminho para que se chegue.


Product Operation tem o propósito apoiar na descoberta desse caminho apoiando a organização, trazendo insumos com esse fim. Com exemplos do que conseguiu realizar na OLX, Lilian nos mostrou os caminhos realizados e desafios encontrados.


Houve ênfase no apoio de stakeholders e sponsors importantes da organização, notou que eles estavam presentes nas fases 1, 3, 4 e 5? Sem eles, mexer em pontos estratégicos e necessidade de capacidades das pessoas colaboradoras, não seria possível.


Sendo também e inclusive necessário aprofundar os conhecimentos sobre os produtos e negócios. Facilitando a frase talvez mais impactante da Lilian : “Product Operations não tem “amor/ apego” ao produto. Logo, precisar descontinuar produto ou portfólio terá insights para isso, indo da estratégia ao operacional”.


Além de definir a sua própria missão divulgando-a a toda empresa. Afim de ganhar mais adesão e engajamento nessa missão. ProdOps apoiou na construção da visão e das estratégias organizacionais. E estratégias para construir e acompanhar esse caminho, lembrando que estratégia é algo "vivo/orgânico" e precisa ser compartilhada.


Essas são/ foram dessas maneiras que como ProdOps pôde contribuir para toda a empresa com visão e estratégia.


E você? Tem algo legal pra nos contar sobre esse assunto? Conte pra gente lá no nosso Slack e para assistir à gravação na íntegra, acesse o link do Zoom.



*CSAT é a sigla em inglês para o termo Customer Satisfaction Score, em português, Pontuação de Satisfação do Cliente **PLR Participação de resultados e lucros



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