top of page

A versatilidade das carreiras em Product Operations?

Atualizado: 26 de jul. de 2021

E nossa comunidade brasileira de Product Operations ("Prod Ops") se reuniu mais uma vez, para falar agora sobre Carreira em Product Ops!


Antes de entrar mais no assunto, eu gostaria de lembrar que nossa comunidade foi criada em março de 2021, com o intuito de promover trocas e aprendizados sobre Product Operations em empresas de tecnologia no Brasil. Cada mês nos encontramos virtualmente para debater sobre alguns tópicos importantes da área - como medir sucesso, quais são os principais desafios da área, nos encontros passados. Querendo saber mais, podem me procurar ou entrar diretamente no Slack da comunidade!


Falar de carreira em Prod Ops foi desafiador. Por ser uma área tão nova no mundo de Produto, por sua vez também bastante recente, ainda existem poucos exemplos de carreiras extensas que poderiam nos trazer elementos de reflexão.


Mesmo assim, podemos olhar para o copo metade cheio: existem vários caminhos possíveis de desenvolvimento da área, e das carreiras. Ou seja, estamos frente a uma oportunidade incrível para cada profissional da área de construir seu próprio caminho, em um ambiente onde ainda não tem códigos ou padrões fixos!


Podemos observar no mercado muitas transições de profissionais entre Product Management e Product Operations, em um sentido ou outro. Em Product Management, se tem um impacto direto em um Produto, com visão próxima do usuário final - um escopo geralmente bem definido. Transitando para Prod Ops, se tem uma visão holística e extensa de todo o negócio, e iniciativas pequenas podem ter grandes impactos nos times de Produto e na organização. Esta possibilidade de profissionais evoluírem de uma área para outra se torna uma grande vantagem através da empatia gerada entre os profissionais: cada um consegue enxergar desafios e realidade do outro.



Essa versatilidade da área de Prod Ops se reflete obviamente nas carreiras. Na OLX Brasil, por exemplo, a área de Prod Ops inclui Agilidade, Programme Management e Product Operations Manager - e está começando a incorporar analistas de dados. Isso significa que nessa mesma área, podem ser traçadas carreiras distintas, com perfis e características específicas.


Não podia faltar a pergunta sobre perfil de pessoas em Prod Ops: primeiro, eu queria reforçar que na nossa comunidade, diversas formações são representadas. O pessoal na Comunidade vem de Engenharia, Administração, Computer Science, e até temos uma advogada! Ou seja, para iniciar em Prod Ops, é muito mais uma questão de perfil do que de formação - gostar de operações, de ver as coisas acontecendo, não ter medo de colocar a mão na massa. Um argumento bem forte para pessoas de Prod Ops é que a área traz uma visão holística do negócio - menos próximo do usuário final, porém mais próximo do cliente que neste caso é o time de produtos de tecnologia.


Nos próximos anos teremos cada vez mais exemplos de carreiras inspiradoras em Prod Ops - até lá, nós temos todas as cartas nas mãos para criar nossos caminhos e abraçar as oportunidades. Inúmeras empresas de tecnologia no Brasil estão criando a área de Prod Ops nas suas organizações, e profissionais têm sido muito procurados.


80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page